FARINHA BRANCA É PREJUDICIAL?


O consumo da farinha refinada, seja la de qual cereal ou raiz for, pode sim prejudicar demais o funcionamento do nosso metabolismo. Vamos para os pontos negativos do consumo da farinha reinada:

• É pobre em fibra alimentar;
• É pobre em termos nutricionais;
• Aumenta rapidamente sua glicemia dando picos de glicemia;
• Seu consumo exagerado pode desencadear no desenvolvimento da diabetes tipo 2.⠀

Vamos entender porque tudo isso acontece? Após a ingestão de farinha refinada, nossa glicemia (açúcar no sengue) aumenta muito rápido gerando um pico glicêmico e para normalizar isso nosso corpo libera alguns hormônios, sendo o principal a insulina que tem a função de levar todo aquele açúcar que está no sangue para dentro das células, e o que nosso corpo não gastar ele vai estocar como energia em forma de gordura.
Fique atento para um fato, o consumo contínuo e excessivo de farinha refinada pode originar na resistência insulínica. A resistência insulínica é quando nosso corpo não dá conta de tirar todo aquele açúcar da corrente sanguínea. Em resumo, o resultado de vários picos glicêmicos, provocados pelo consumo de açúcares e muita farinha refinada, nossa insulina perde sua eficácia deixando de fazer esse transporte da glicose que está no sangue para dentro das células e acabamos desenvolvendo o diabetes.
Deste modo, para uma vida mais saudável, procure substituir a farinha refinada pelo produto in natura, como ele sai da natureza.

Deixe um comentário